Vc sabe o que é Hérnia de Disco?
- Joyce Zanluchi

- 19 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
✔Não ????? 🤷♀ ✔Sim ????
👉Bom vou começar do começo, a coluna vertebral é composta por vértebras, no interior da vértebra existe um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa.
📍Os discos intervertebrais desgastam-se com o tempo e por uso repetitivo, o que facilita a formação de hérnias de disco, ou seja, parte deles sai da posição normal e comprime as raízes nervosas que emergem da coluna. O problema é mais frequente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.
🔺Causas
✔Predisposição genética;
✔Envelhecimento;
✔Falta de atividade física;
✔Carregar ou levantar muito peso.
🔺Sintomas
Os sintomas são diversos e estão associados à área em que foi comprimida a raiz nervosa. Os mais comuns são:
* Parestesia (formigamento) com ou sem dor;
* Dor na coluna; na coluna e na perna (e/ou coxa); apenas na perna ou na coxa; na coluna e no braço; apenas no braço.
👉A hérnia de disco acomete mais as pessoas entre 30 e 50 anos, o que não quer dizer que crianças, jovens e idosos estejam livres dela. Estudos radiológicos mostram que depois dos 50 anos, 30% da população mundial apresentam alguma forma assintomática desse tipo de alteração na coluna.
🔺Prevenção
Desenvolver hábitos saudáveis de vida e que estejam de acordo com as normas básicas estabelecidas pela Ergonomia, tais como: prática regular de atividade física, realização de exercícios de alongamento e de exercícios para fortalecer a musculatura abdominal e paravertebral, e postura corporal correta são medidas importantes para prevenir as doenças da coluna.
🔺Recomendação
* Evite todos os excessos que facilitam a instalação das hérnias de disco: excesso de peso e exercícios físicos mal executados (sem acompanhamento profissional);
* Procure manter a postura correta quando sentado ou em pé;
* Não se esqueça de que vida sedentária é responsável não só pela formação de hérnias de disco, mas por muitos outros problemas de saúde;
* Informe-se sobre o tipo de atividade física indicada para sua faixa de idade;
* Não abuse de salto alto;
📍Pra finalizar se seguir uma conduta de tratamento correta, o paciente com hérnia de disco pode realizar suas atividades de vida diária e profissional sem prejuízos para a sua qualidade de vida.









Comentários